09/06/2015
Está procurando por um viral? Aqui está como chegar mais perto

Todos querem produzir um viral. Mas será que você está fazendo tudo como deveria? Faça o teste

Quanto mais tempo as empresas estão na internet, mais e mais elas querem produzir um viral.

Mas a única certeza que podemos ter quando o assunto é conteúdo e mídias sociais é que, fornecer conteúdo interessante, útil e inspirados na internet é o que as marcas podem fazer para levar suas marcas para o maior número de pessoas possível.

Mas, o que muitas marcas procuram é uma receita de viral. Afinal, viralizar não faria mal, não é mesmo?!

Enquanto isso não vai acontecer com todas as empresas, e é quase impossível encontrar uma receita para o crescimento viral.

Mensagens virais geralmente têm tópicos semelhantes em comum, então você é obrigado a dar ao seu conteúdo um pequeno empurrão se você pode garantir que ele contém alguns pontos, vai aumentar as suas chances de sucesso.

Aqui está o que você deveria considerar.


#1. Toque alguém com emoção

O aspecto que sempre aparece no conteúdo viral é a sua capacidade para invocar uma emoção no leitor.

Sem emoção, sem compartilhamento.

Além disso, o conteúdo mais compartilhado é o conteúdo que evoca uma resposta forte e emocional das pessoas. Então, raiva, indignação, e emoções positivas são uma boa maneira de ter repostas de seu público.

Um estudo de 2010 do New York Times mostra que a maioria dos artigos compartilhados milhares de vezes tendiam a cair em uma das 4 categorias: inspirador, emocional, positiva ou surpreendente.

No final, o que importa é ter uma opinião sobre como você pode passar a sua mensagem. Existe uma história pessoal que você pode compartilhar? Existe uma conotação humanista que você pode colocar no que produz em compartilha?

Crie o seu post tendo o seu leitor em mente.

#2. Seja útil

Todo mundo adora alguma revelação que ajude a melhorar em alguma coisa. Quando você pensa sobre a criação de conteúdo que as pessoas não podem deixar de compartilhar, as coisas começam a ser úteis.

Como você pode adicionar valor, encontrar seus pontos de dor e resolvê-los. Eles têm perguntas não respondidas? Então responda. Seja inspirador, emotivo, e talvez, quem sabe, até mesmo um pouco controverso.

Mas o conteúdo útil é o que interessa. E se o seu for – você está começando com o pé direito.

#3. Mantenha o foco no leitor

Aparentemente as pessoas irão compartilhar conteúdo quando ele diz algo sobre elas. Pode ser fazer parece-los inteligente, mostrar o quanto se preocupam com os menos afortunados, ou apenas mostrar que eles têm um excelente senso de humor.

Eles vão compartilhar reflexões de suas personalidades, e você está dando a eles o conteúdo para fazer exatamente isso.

O conteúdo compartilhável é muitas vezes uma declaração sobre o que você acredita, que se alinha com os valores que você compartilha, e que as pessoas se identificam.

Por isso, identifique-se que seu conteúdo preenche uma dessas necessidades de seus leitores.

#4. Seja encontrado

Se você quiser que o seu conteúdo seja visto pela maior quantidade possível de pessoas, você precisa tornar o seu conteúdo encontrável.

Não adianta publicar e simplesmente esperar que alguém encontre o seu conteúdo.

Em meio a isso, nós sabemos que o Facebook está tornando ainda mais difícil o alcance orgânico das postagens, o Twitter já não direciona o tráfego como já fez, e então você precisa pensar em outras alternativas.

Você pode apostar em feeds RSS, e-mails, e utilizar outras mídias sociais, como LinkedIn, YouTube e Slideshare.

Lembre-se do SEO também. Seu conteúdo é rico em palavras-chave, mas natural – porque as pessoas odeiam ler conteúdos robóticos? Você forneceu palavras-chave para imagens, e no texto alt? Você verificou os metadados?

Como se já não bastasse, peça as pessoas para compartilharem o seu conteúdo, comentarem e etc. Isso vai ajudar a aumentar o alcance de seu conteúdo.

Seu conteúdo é fácil de ser compartilhado?

#5. Torne seu conteúdo fácil

Você realmente não pode esperar que as pessoas compartilhem o seu conteúdo se o seu conteúdo não for fácil de ser compartilhado.

Mantenha ícones claros de compartilhamento social exibido com destaque para as plataformas que você mais quer que as pessoas espalhem seu conteúdo.

Forneça frases tuitáveis que possam ser twittadas com 2 cliques. Tenha uma imagem que possa ser incorporada no Pinterest, que com 1 clique é postada, e tenha uma imagem que ressoe com o Facebook.

Leve seu conteúdo cada vez mais perto dos compartilhamentos para que seja fácil passa-lo para a frente.

Quanto menos etapas forem necessárias para as pessoas compartilharem seu conteúdo, mais elas estarão dispostas a passar seu conteúdo para frente.

Fique mais perto possível do viral

Ao implementar esses 5 passos em sua estratégia de conteúdo você poderá tornar tudo que você posta e compartilha mais fácil de ser encontrado e compartilhado.

Não existe receita para viralizar na internet, mas usar a emoção, ser útil, manter o foco no leitor, ser encontrado facilmente, e tornar o compartilhamento fácil e simples, certamente vai deixar você mais perto de produzir conteúdo de sucesso.

Siga esse passo-a-passo e compartilhe conosco os seus resultados nos comentários. Certamente você vai sentir uma grande diferença em tudo que você cria e compartilha com seus seguidores.
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