16/06/2015
Erros para evitar no redesign do seu site

Pequenos erros que você pode estar cometendo no redesign do seu site

Está pensando em mudar seu site? Nós selecionamos alguns erros que você precisa evitar a todo custo

É muito comum se deparar com situações em que um redesign de um website está sendo implementado cheio de erros e problemas.

Enquanto um redesign pode melhorar alguns aspectos do site, tais como uma melhor interface do usuário conversões mais elevadas, mensagens melhores, e ainda melhorar seu branding, outros aspectos podem ser prejudicados.

Apesar de existirem inúmeros recursos disponíveis na internet, esses erros ocorrem de tempos em tempos.

Por isso, a gente reuniu algumas informações para que você aprenda a identificar esses erros e evitar suas recorrências no futuro.

Erro #1: seu novo site acaba sendo indexado

Nenhum desenvolvedor quer isso. Quando o seu novo site acaba sendo indexado pelos buscadores, isso pode acabar atrapalhando o seu desempenho de SEO.

Infelizmente, muitas vezes isso acontece e pega profissionais desavisados de surpresa. Para evitar que isso aconteça, 2 métodos podem ser utilizados para proteger o seu site para que ele seja indexado corretamente:
  • Desative o robots.txt para que o seu conteúdo em desenvolvimento seja bloqueado/protegido.
  • Utilize a tag noindex para que as páginas não sejam indexadas.
Desenvolvedores precisam garantir que o site em desenvolvimento não seja indexado no lugar do site principal. Afinal de contas, nenhum usuário terá uma boa experiência em entrar em um site que ainda está sendo construído.

É a mesma coisa que você querer ficar à vontade em uma casa em reformas, com toda aquela bagunça peculiar.

Erro #2: o Analytics não está instalado corretamente

Essa é um grave questão. Sem Analytics, você não consegue monitorar o seu desempenho, nem métricas de relevantes de marketing digital e de negócios.

Aqui estão os erros comumente relacionados ao Analytics:
  1. Criação de um novo perfil: um novo perfil é criado e isso apaga dados históricos do perfil antigo, além de levar a problemas de rastreamento.
  2. Problemas com subdomínios: novos subdomínios ou os domínios principais sem www ficam esquecidos e não são monitorados corretamente.
  3. Verificação de código: às vezes, o código não é transportado para o novo site, e é importante verificar se o Analytics está instalado corretamente.

Erro #3: problemas com mudanças de links e URLs

Embora essa seja uma questão importantíssima para o desempenho de seu novo site, muitas vezes ela acaba sendo esquecida.

Alterar os link e as URLs acapa implicando em:
  • Mover o conteúdo de uma subpasta para um subdomínio e/ou vice-versa.
  • Mudar o nome de uma subpasta.
  • Alterar o nome da URL.
Na hora de pensar em mudar links e URLs, é preciso seguir alguns princípios simples que permitam você assegurar a qualidade do website:
  • Uma estrutura de URL deve ser mantida como é a menos que seja necessário modificá-la.
  • Aposte sempre em subpastas. Elas são melhores que subdomínios para fins de SEO.
  • Crie uma boa página 404 com links para informações relevantes.
Tenha cuidado na hora de mudar links e URLs

Erro #4: uso de códigos que prejudicam o SEO

Um problema comum é que muitos desenvolvedores acabam usando recursos e códigos nos sites sem considerar suas implicâncias de SEO.

Por exemplo, eles ocultam conteúdo HTML estático por trás de Javascript e AJAX.

Muitas vezes torna-se necessário fazer essas alterações no site, por razões de maior desempenho e experiência do usuário, e em tais casos, isso torna-se necessário para implementar mudanças que não prejudiquem o SEO.

Erro #5: a mensagem do site não se alinha com a estratégia de palavras-chave

Esse é um erro frequentemente cometido quando um site é remodelado. O site recebe novo posicionamento e novas mensagens, mas essas alterações não são estendidas até a estratégia de palavras-chave.

Antes de pensar em qualquer tipo de novo posicionamento, lembre-se que ele precisa refletir a sua estratégia de palavras-chave, e a maneira com que você aparece para quem busca pelo que você faz.

Evite esses pecados capitais

Quando você está implementando um redesign ao seu site, tudo que você quer é que ele tenha um desempenho melhor do que o seu site antigo.

Por isso, é muito importante que você leve em consideração esses detalhes para que não esteja investindo em uma nova ferramenta totalmente inútil para os resultados que você planeja.

Hoje em dia, qualquer um desses 5 erros podem fazer você não apenas perder posição no Google, mas também perder relevância, e principalmente, perder seus resultados.

Não caia nessa armadilha.
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