23/06/2015
Como alavancar seu alcance orgânico no Facebook

Você está experimentando problemas com suas postagens no Facebook? Nós temos algumas dicas para ajudar você

Você já deve ter percebido que há um grande declínio no alcance orgânico das postagens do Facebook, não é mesmo?

Se você respondeu sim, deve estar procurando por alguma maneira de atingir seu público de maneira eficaz.

Com as mudanças do algoritmo do Facebook, você está enfrentado um aumento da concorrência na hora de faze seu conteúdo ser exibido para seus fãs. Por isso, vamos ajudar você com algumas dicas para melhorar seu alcance orgânico no Facebook.

Como controlar seu tráfico orgânico

Para entender melhor o seu tráfego orgânico, você precisa acessar o Facebook Insights de sua conta. Lá você pode acompanhar o desempenho de seus posts no último mês. Você pode comparar o seu alcance orgânico e o seu alcance pago.

Dessa maneira, você percebe o desempenho de suas postagens no Facebook, que valem mais do que curtidas e comentários, porque representam o número de pessoas que foram impactadas pela sua publicação.

Se você descobrir que seu alcance orgânico está diminuindo gradualmente, ou se quer simplesmente melhorar seus resultados, há uma série de maneiras de fazer isso.

#1. Publique conteúdo atemporal

A vida útil de um post depende de muitos fatores. Um deles é a sua utilidade. Mesmo um post antigo pode aparecer em seu feed de notícias, se seus amigos curtirem, comentarem ou compartilharem.

Então, quando postamos no Facebook, é importante criar algum conteúdo atemporal, que permanecerá relevante para os usuários por um longo período de tempo.

Quanto mais as pessoas e envolvem com seu conteúdo ao longo do tempo, mais longo o tempo de vida do seu conteúdo.

#2. Publique conteúdo com menos frequência

Estamos vivendo uma época em que existe sobrecarga de conteúdo, e o Facebook não é uma exceção a isso.

De acordo com o Facebook, das mais de 1500 histórias que alguém pode ver sempre que está no Facebook, o newsfeed exibe apenas 300 delas. Ou seja, 1/5 de todas as mensagens.

Isso significa, que a sua marca está lutando para alcançar um lugar precioso no newsfeed de seus seguidores.

Você não precisa publicar um grande volume de conteúdo para chamar atenção. Em vez disso, trabalhe de maneira mais inteligente na hora de criar conteúdo de qualidade.

Mais mensagens não vão, necessariamente, trazer mais engajamento para você.

Não há nenhuma regra para quantas vezes você deve postar por dia, no Facebook. Podemos encontrar informações de que o número ideal são 2 posts por dia, enquanto outros afirmam que o número ideal são 3 posts.

Você precisa descobrir o número certo de mensagens que funciona para você. Além disso, tente misturar links, imagens e vídeos para chegar ao maior número possível de pessoas.

#3. Use a segmentação orgânica para servir conteúdo relevante

A pesquisa de segmentação orgânica do Facebook permitem que você entregue o seu conteúdo para o público mais propenso a se envolver com ele.

Em outras palavras, o Facebook dá a você a opção de direcionar o conteúdo para grupos de fãs que acredita estarem mais propensos a curtir o que você faz.

O Facebook oferece 8 opções para definir o seu alvo: gênero, status de relacionamento, nível de educação, idade, localização, e etc.

Dessa maneira, apenas as pessoas que têm mais probabilidade de estarem interessadas no seu conteúdo poderão vê-lo em sua timeline.

Segmente seu público orgânico de maneira inteligente

#4. Poste fora de horários de pico

Durante momentos em que menos pessoas estão compartilhando conteúdo no Facebook, suas chances de ser notado são maiores.

Normalmente, o melhor momento para postar no Facebook é às 15h. Mas você pode tentar postar em momentos diferentes, dependendo de quando seus fãs estão online.

Vá ao Facebook Insights e verifique quando seus fãs estão online. Em seguida escolha os horários quando a maioria de seus fãs estão online e seus concorrentes não estão postando.

#5. Escolha conteúdo que ressoe com o seu público

De acordo com um estudo publicado pelo Socialbakers em fevereiro desse ano, as audiências do Facebook gostam mais de vídeos e links do que imagens.

Se você olhar atentamente para os resultados do estudo, as imagens obtém as mais baixas impressões orgânicas, links e atualizações de status têm um desempenho melhor, mas o melhor de tudo são os vídeos.

Mas antes de se debruçar sobre essa tendência, examine seu Facebook Insights para ver que tipo de conteúdo ressoa bem com o seu público.

Se você descobrir que seus fãs ainda preferem imagens do que outro tipo de conteúdo, não altere a sua estratégia agora. Em vez disso, introduza diferentes formatos lentamente e controle como eles funcionam com seus usuários.

Que tal testas essas dicas?

O alcance orgânico do Facebook diminuiu gradualmente para muitas fanpages.

Tente qualquer uma das dicas desse artigo para melhorar as chances de fazer o seu conteúdo aparecer com mais frequência para seus fãs no Facebook, através de meios orgânicos.

Lembre-se de testar essas táticas e ajustar a sua entrega de conteúdo conforme for obtendo melhores resultados.

O que você acha? Você já tentou alguma dessas táticas para aumentar seu alcance orgânico? Qual tipo de resultados você experimentou? Que estratégias ou táticas funcionaram para você?

Compartilhe os seus pensamentos a respeito, e seus resultados conosco no campo de comentários. Nós ficaremos felizes em aprender com você.

 

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