31/07/2015
Entenda o marketing e a comunicação externa na atualidade
É possível perceber hoje como a tecnologia transformou o mercado, trazendo novas possibilidades para o prestador de serviços bem como para o consumidor. Os serviços de tecnologia estão em alta, o que faz com que seja necessário e quase que obrigatório utilizar esta ferramenta.

Os autores Zeithaml, Bitner e Gremler (2014) apontam os aplicativos que temos hoje para celulares e outros aparelhos que nos conectam com ideias, serviços, compras, acessibilidade de diversas formas, facilitando também funções básicas de serviço ao cliente.

Dessa maneira tanto cliente como também o funcionário da empresa tem maiores facilidades na execução e finalização de seus serviços, pois possuem maiores ferramentas disponibilizando diversas formas de pagamento ao cliente.

A presença da tecnologia na contemporaneidade permite alcançar um maior número de pessoas, fato este não possível tempos atrás. Não há fronteiras para a internet, dessa forma tudo pode estar acessível a qualquer pessoa, a qualquer hora, dando maior conforto ao cliente.

Grande parte das empresas associa o marketing apenas para divulgação de sua empresa, ou quando precisam divulgar alguma promoção. No entanto ele deve ser visto como uma ferramenta fundamental na elaboração de estratégias de negócio, buscando assim como qualquer outra estratégia, um planejamento prévio para conseguir obter maior sucesso na realização desta ação.

O marketing pode ser utilizado como uma ferramenta para reduzir incertezas e ser mais assertivo para novas ações, pois possibilitam ações da qual se comunicam com o meio externo para que assim consigam atingir os objetivos internos da empresa.

Sendo assim segundo Turchi (2012) não é uma boa ação permanecer fora de estratégias digitais, mesmo no caso de pequenas e médias empresas que não dispõe de um marketing digital estruturado, ou ainda não percebem a necessidade deste investimento.

Portanto, empresas que ainda não possuem nenhum trabalho em relação ao marketing de sua empresa, devem recorrer a consultorias especializadas, se informarem acerca do assunto, e se inteirarem para que assim iniciem ações de publicidade do seu negócio.

Gostou do artigo? De sua opinião nos comentários abaixo.

Autor: Gregory F. Somenzari

Referências

TURCHI, R. Sandra. Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2012.
ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.  GREMLER, Dwayne D. Marketing de Serviços: A Empresa com Foco no Cliente, 6. ed.  São Paulo, Editora McGraw Hill Brasil; 2014.
 
PUBLICIDADE
Rua Poços de Caldas, 230 - Jardim Alvorada
Maringá - Paraná
CEP: 87033-130