17/08/2015
O marketing na atualidade
Atualmente, segundo Turchi (2012) vive-se a terceira geração da internet, “que foi batizada de web 3.0 por Tim O´Reilly”. Essa fase foi caracterizada pelo grande uso de portais, blogs, redes sociais, que permitem e estimulam maior interação dos internautas, por meio de computadores fixos e aparelhos móveis.

Dessa forma pode-se comparar a fase anterior a atual, onde antes, via-se os espectadores diante do conteúdo que era informado, e hoje observa-se que os criadores e gestores de conteúdo, são os espectadores, o que se transforma segundo Turchi (2012) em mídia também.
 
Inicia-se a etapa chamada web semântica, onde as informações são trabalhadas por grandes líderes da web, como Google, por exemplo, que detêm uma série de dados, que assim permitem o acesso e a navegação para todos. Dessa forma o internauta terá um acesso mais rápido e assertivo acerca do que ele busca. 

A nova tendência de marketing resultou em bilhões de dólares para o mercado publicitário, isso se deve ao fato de tanto agências, como profissionais, muitas vezes optarem por ações mais amplamente testadas.

Os profissionais de publicidade e marketing buscam cada vez mais implantar e planejar algo novo, que conquiste seu público-alvo de forma que se mantenha a fidelidade à marca de seu produto. Junto com isso se agrega a velocidade da Internet, que proporciona o poder ilimitado para buscar, conhecer, o que for mais atrativo e lhes traga a possibilidade de obter mais informações.

Os serviços hoje existentes na internet vêm para oferecer vantagens aos consumidores e profissionais de marketing, bem como comodidade aos usuários para que possam pesquisar, encontrar e encomendar os produtos no conforto de sua casa ou qualquer outro local, em qualquer hora e dia da semana.
 
Os comerciantes podem interagir com os consumidores e estabelecer um diálogo capaz de conduzir relacionamentos, demonstrando ao cliente que ele tem um canal de comunicação com a empresa.
 
Profissionais de marketing segundo Cintra (2010) estão ingressando cada vez mais nos serviços on-line, tendo a visão que nessa forma de comunicação conseguem alcançar um melhor relacionamento com o cliente, estabelecendo relações que funcionam como o marketing de boca a boca. Logo, ele explana que:

Quando falamos de marketing digital, podemos falar também de marketing em mídias sociais, como é feito nas redes sociais tais como Orkut, Twitter, Facebook, Linkedin, blogsetc. Essas mídias vão se tornar cada vez mais espaços que os usuários usarão para manter contatos tanto pessoais quanto profissionais. Nesse tipo de mídia as pessoas agirão por vontade própria e não por imposição da empresa; executarão com prazer um trabalho. Elas procuraram por sua empresa na mídia social e entraram na comunidade, por isso são um público que deve ser levado muito a sério. São considerados exemplos de mídias sociais: blogs, redes sociais (Orkut), fóruns, e-groups, instant messengers, wikis, sites de sharing (YouTube, Flickr) (CINTRA, 2010, p.4).

Assim Turchi (2012), diz que além das ferramentas utilizadas para a comunicação a internet vem sendo utilizada para todos os fins, até mesmo para operações bancárias (internet banking) no país. O e-commerce, uma ferramenta de vendas, passa a existir como uma alternativa, sendo uma forma fácil e mais conveniente de atender os consumidores de determinada empresa.
 
Além de poder atrair novos consumidores, essa circulação vem atingindo pequenas e grandes empresas, aumentando o faturamento das mesmas, pois é uma ferramenta que possibilita menor gasto para empresa, pois não é necessário o uso de pessoas para executar a venda.

A evolução das tecnologias de comunicação e informação inauguram uma nova Era, onde é provável buscar e encontrar tudo em tempo recorde, com maior facilidade possibilitando uma pesquisa acerca de tudo que necessitamos.

Assim, com a expansão online e a facilidade de acesso à web móvel, via dispositivos portáteis a busca por algo se popularizou, de forma que as buscas cresceram e se sofisticaram.

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Autor: Gregory Falasz Somenzari

Referências:
CINTRA, Cristina Flavia. Marketing digital: a era da tecnologia on-line, Investigação, v. 10, n. 1, p. 6-12, 2010.
TURCHI, R. Sandra. Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2012.
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