12/12/2016
22 Erros na sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Se sua empresa já começou a usar Marketing de Conteúdo e ainda não obteve os resultados esperados? É possível que alguns erros estejam sendo cometidos. O Marketing de Conteúdo ainda é uma estratégia relativamente nova, e é normal que aconteçam alguns deslizes tanto no planejamento como na execução.

Confira a lista e descubra quais deslizes pode estar cometendo:

1 - TODO O CONTEÚDO É SOBRE SUA EMPRESA
Seus clientes não se importam com você, eles se importam consigo mesmos. Muitas vezes esquecemos disso e ficamos descrevendo o quão maravilhoso nosso produto/serviço é.
Não fale sobre sua empresa. Fale sobre os problemas de seu clientes e sobre as soluções/ produtos que sua empresa oferece.

2 - TER MEDO DE FALHAR
Arriscar um pouco com o seu conteúdo e experimentar fazer algumas coisas diferentes pode revelar novas oportunidades e atrair visitantes diferentes. Quem tem medo de falhar não testa, não inova e não sai da mesmice.

3 - EXPECTATIVAS MUITO BAIXAS
Como você quer se descartar no mercado se o seu conteúdo não demostra isso? Quando você for criar um conteúdo para sua empresa, tenha em mente que você precisa criar o melhor conteúdo do mercado sobre o assunto. Afinal, você quer se destacar, certo?

4 - ESTAR FOCADO EM FERRAMENTAS, NÃO METAS
Primeiro identifique que tipo de retorno você planeja ter com esse marketing e então mensure com frequência. Somente estar nas redes sociais não é mais diferencial algum. Pense em metas, use as estratégias, ferramentas e conteúdo para alcança-las.

5 - DELEGAR PARA A PESSOA ERRADA
Tenha alguém que saiba escrever bem, que se emprenhe em conhecer o produto/ serviço e saiba usar as palavras ao favor da sua empresa.

6 - FALTA DE ADAPTAÇÕES AO CANAL
Você está publicando o mesmo tipo de informação em press releases, comunicação corporativa, mídias sociais, e-mail marketing etc...? Cada canal possui suas particularidades e sua estratégia não vai funcionar se você formatar uma única forma de comunicação para todos eles.
Na dúvida, escolha menos canais para publicar, mas prefira uma comunicação de qualidade e que tenha potencial de resultados.

7- VOCÊ NÃO SAI DA ZONA DE CONFORTO
Se sairmos da zona de conforto dificilmente vamos melhorar os resultados.
Defina uma frequência (trimestral ou semestral, por exemplo) para fazer algo totalmente inesperado com o seu conteúdo.

8 - FALTA DE CHAMADAS PARA CONVERSÃO (CTA’S)
O conteúdo deve ser produzido com um objetivo em mente: a conversão.
Portanto, todo conteúdo deve também oferecer chamadas (Call to Action) e formas de levar o visitante a realizar essa conversão.

9 - MUITO FOCO EM UM CANAL ESPECÍFICO
Pare de pensar somente em Facebook ou em Email Marketing. Pense em formas de resolver os problemas do seu cliente e esteja nos diferentes lugares em que eles estiverem. Diversificada tanto em formato como em canais.

10 - COMEÇAR DESACREDITANDO
Não comece no Marketing de Conteúdo já pensando que se não der certo você investirá em compra de mídia ou patrocínio. Foque os seus esforços em fazer dar certo para ter o resultado esperado. Se você tratar o Marketing de Conteúdo com displicência, aí sim é que não vai dar certo mesmo.

11 - DESORGANIZAÇÃO
Sua comunicação deve ser levada a sério, seguindo um calendário e garantindo uma frequência na publicação de conteúdo.

12 - NÃO POSSUIR UM RESPONSÁVEL
Tenha alguém para garantir que o calendário de conteúdos e os objetivos estão sendo seguidos. Crie calendário, cronograma e relatórios.

13 - NÃO COMPRAR A IDEIA
Diretores, gerentes, analistas, estagiários. É preciso que toda a empresa acredite no conteúdo e no potencial que tem de trazer resultados. Pois se a própria empresa não acredita conteúdo do Marketing, as chance de não dar certo é imensa.

14 - NÃO ESTAR IMERSO NO SEU MERCADO
Você não precisa estar em todas as redes sociais, mas você precisa estar em todos os lugares que seus clientes estão.

15 - ANALISAR MÉTRICAS ERRADAS
Um gerente tem pouco interesse em saber quantas visitas o site teve ou quanto seguidores a empresa tem nas mídias sociais. O importante é quantos Leads foram gerados, quantos foram convertidos em vendas e quanto foi economizado com esse tipo de marketing em relação à publicidade tradicional.

16 - NÃO ENTRAR EM UM NICHO
Escolha seu público, estude ele, descubra o que ele gosta e se torne expert desse assunto crie estratégias para que seja uma meta alcançável e ao mesmo tempo, que seja um assunto relevante para sua empresa.

17 - SER EXCESSIVAMENTE LENTO
No Marketing Digital e no Marketing de Conteúdo tudo está em constante atualização, tudo muda muito rápido. Se você demorar para se atualizar pode perder o timing e não obter os resultados esperados.

18 - NÃO SER CONSISTENTE NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Se você assina um jornal e não o recebe pela manhã fica descontente, certo? Você faz o mesmo papel com o seu cliente quando deixa de fornecer o conteúdo que vinha fornecendo. Seja consistente no envio de suas campanhas e nas postagens do blog de sua empresa.

19 - NÃO PENSAR COMO UMA FERRAMENTA DE BUSCA
Muito do tráfego do seu site deve vir das ferramentas de busca. É preciso pensar nelas na hora de criar algum conteúdo, as palavras-chave passaram a significar muito mais do que uma simples forma de encontrar um site na internet. Exercite a empatia e pense como ela.

20 - NÃO ALINHAR OS CONTEÚDOS À JORNADA DE COMPRA
O conteúdo precisa ser escrito pensando na etapa em que o seu cliente está na jornada de compra. Torne o conteúdo assertivo para seu cliente ter interesse na sua empresa.

21 - NÃO DIVERSIFICAR O TIPO DE CONTEÚDO
Invista na variedade, crie posts em diferentes formatos, invista em vídeos, compartilhe planilhas, templates e tudo mais o que for possível.

22 - NÃO DAR PRAZO SUFICIENTE
Infelizmente, o Marketing de Conteúdo não começa a dar resultados da noite para o dia. O lado bom disso é que, quando a coisa começa a funcionar, os resultados também não desaparecem da noite para o dia. Seja paciente e insista.

Agora que você chegou até o final repensese reorganize e melhore sua tratégia de Marketing de Conteúdo.  

Fonte: Resultados Digitais

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