19/01/2017
ANTES DE ABRIR UM E-COMMERCE

O número de consumidores online ativos no Brasil foi de quase 39,1 milhões em 2015, com representatividade em diversas classes sociais e faixas etárias, caracterizando-se como negócio de massa e ampla disseminação alcançando R$ 41,3 bilhões de vendas online.
O comércio eletrônico é parte importante da estratégia das empresas pois a loja virtual chega aonde a estrutura física é impedida geograficamente. A discussão não é mais sobre ter ou não uma loja virtual, a questão passou a ser quando e como. Então, antes de começar a traçar seus planos e pôr a mão na massa, você precisa saber que existe toda uma estrutura necessária envolvida, que vai muito além de montar uma loja e começar a vender.

1 – PLANO DE NEGÓCIO

Antes de tudo, planeje-se. Um plano de negócios deve ser realista e o mais completo possível, isso envolve o seu orçamento para montar o negócio, para quem você vai vender, por quanto, o tamanho da sua margem, as despesas envolvidas e qual expectativa de retorno do seu investimento (ROI), projetados nos cenários de curto, médio e longo prazo. O plano de negócios permite e auxilia você a prever, principalmente, as despesa e os serviços em volta do E-commerce. Se você não sabe exatamente como criar um plano de negócios, procure a ajuda de empresas especializadas, como consultorias de negócio e e-commerce. 

2 – ENTENDA O SISTEMA

Existe uma rede de serviços associados que podem ser contratados separadamente ou em pacotes para seu E-commerce. Cada um desses serviços são disponibilizados por empresas diferentes e representam custos mensais para sua operação. Mas do que exatamente você vai precisar? Uma Plataforma.
Um E-Commerce precisa ser confiável, flexível e que seja do tamanho da sua demanda. Mais importante do que avaliar a quantidade de vendas que você espera obter inicialmente é necessário projetar um cenário para o futuro. Você não vai querer contratar uma plataforma que te atenda agora, mas que num futuro breve não vai suportar sua operação e deixá-lo na mão. Estrutura de produção e logística.
Quanto você espera vender? Você será capaz de produzir, manter e entregar tudo que sua loja vender?
Muito mais do que isso, é necessário ter uma estrutura para armazenar seus produtos, pessoas capacitadas, softwares e processos para controlar o seu estoque, embalar, faturar e despachar a mercadoria. Tudo isso depende, novamente, do tamanho da sua operação, por isso ter uma visão de futuro é essencial.

Back Office ou ERP:
Dependendo do volume das suas vendas, é bem possível que você necessite de uma plataforma de Back Office ou ERP (Enterprise resource planning), um software que realiza o controle das operações da sua empresa, como controle de estoque, faturamento, contabilidade, entre outras coisas. Esse sistema deve ser integrado com sua loja virtual ajudando na manutenção dos produtos disponíveis para venda e emitindo notas fiscais.

Gateway de pagamento:
São as empresas que intermedeiam o pagamento entre o seu consumidor e os meios de pagamento (Cartões de crédito, bancos etc) que você escolher para sua loja. Essa comunicação pode ser feita diretamente entre a loja e o meio de pagamento, porém nesse caso, você mesmo precisa gerenciar essa relação e acompanhar as transações. Contratar uma empresa que faça isso por você garante muito mais segurança pra sua loja e tranquilidade para o consumidor.

Controle de fraude:
Quem são os consumidores da sua loja? Você sabe se eles são realmente quem dizem que são ou se está sendo vítima de uma fraude, um cartão roubado? A serviços de análise de risco e controle de fraudes analisam o comportamento do consumidor e características da compra, cruzando dados, podendo barrar uma série de potenciais operações fraudulentas.

Empresas de logística de entrega:
Quem vai despachar suas mercadorias? Dependendo do valor de um produto, vale a pena enviar esse produto para outro estado ou país? Considere todos esses fatores e procure uma empresa que lhe forneça um bom nível de serviço, tabelas claras, valores e prazos que sejam compatíveis com o seu tipo de produto e política de entregas.

3 - LOJA VIRTUAL MONTADA, AGORA É PRECISO VENDER!

Você já desenhou seu plano de negócios, contratou a Plataforma de E-Commerce, todos os serviços do ecossistema e está com sua loja on-line pronta para receber os pedidos. Agora é preciso atrair consumidores e gerar vendas.
Existem diversas iniciativas de marketing a serem adotadas:
|-  foque em gerar visitas e aumentar o trafego no e-commerce;
||-
 busque aumentar a conversão de vendas e elevar o valor de ticket médio.
O custo de aquisição de novos clientes vem aumentando consideravelmente, então engajar o consumidor e promover recompras é fundamental para o negócio. Existem diversas agências especializadas em marketing de trafego e conversão e também poucos players de Plataforma de E-Commerce que oferecem estes serviços, uma boa opção a ser avaliada pois tecnologia e marketing devem andar juntos e alinhadas.

4 – SUSTENTAÇÃO DA LOJA VIRTUAL

Ao contratar uma Plataforma de E-Commerce e outros serviços do ecossistema fique atento a solução oferecida e ao modelo de negócio estabelecido no contrato. Existem diversos modelos técnicos e comerciais, com diferentes métodos de cobrança, cada qual com seus prós e contras. Não pense somente em curto prazo, traz dor de cabeça e desperdício de tempo e dinheiro. Portanto se você tem um planejamento que aponta para um cenário de crescimento, aposte numa solução e num modelo de negócio que atenda ao seu cenário.

5 – PENSE GRANDE

O E-Commerce continua trazendo oportunidades de novas empresas surgirem e de outras se reinventarem, então qual será o seu papel nisto? O E-Commerce é uma nova unidade de negócio, diferente do varejo tradicional. A mecânica muda, mas o objetivo é o mesmo: crescer, ganhar mercado e gerar riqueza.

Na busca por empresas especializadas em tirar seu projeto de E-Commerce do papel, avalie não apenas a capacidade técnica da solução, mas principalmente a experiência em negócios que este parceiro trará para o seu E-Commerce.

*DICA: O Sebrae da sua região oferece diversos cursos e consultoria sobre como empreender na área. Pode ajudar a esclarecer e tirar dúvidas

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