09/02/2017
FRAUDE NA INTERNET

Comprar pela internet é prático, não toma muito tempo e nem exige deslocamento. Por essas e outras razões, o comércio eletrônico tem crescido a cada dia e com ela as fraudes também e já afetam uma grande quantidade de consumidores e lojistas. Mas, o que fazer e a quem recorrer se você, for vítima de fraude em uma loja online?

Passo I - Junte todas as informações necessárias para provar fraude e como ela aconteceu.

Passo II - Entre em contato com o seu banco para solicitar a verificação ou o bloqueio do cartão. Em caso de clonagem, a responsabilidade passa a ser da operadora da bandeira (e você pode fazer uma reclamação ao Banco Central se houver demora).

Passo III - Entre em contato com a loja virtual, pois muitas vezes a própria empresa não está ciente do ocorrido e pode já tomar uma providência ao ser informada.

Passo IV- Segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Decreto regulamentar 7962/2013, você tem o direito a recorrer a lei e órgãos públicos que trabalham para que os compradores sejam ressarcidos ou melhor atendidos em caso de insatisfação. Veja a lista de órgão públicos que podem te ajudar: 

*PROCON
Se o e-commerce responsável pelo qual você sofreu a fraude não tomar as providências necessárias, a alternativa é acionar o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

*IDEC
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) é outra entidade que pode ajudá-lo caso você tenha problemas com compras online. Para utilizar seus serviços, contudo, é preciso se tornar um associado.
Registrando-se através do site oficial do IDEC, é possível obter acesso a diversas informações sobre e-commerce, contar com a ajuda do órgão para solucionar sua situação e até mesmo participar de ações judiciais coletivas, unindo-se a outros compradores que passaram por inconvenientes parecidos.

*Delegacias especializadas em crimes virtuais
Se as opções anteriores ainda não te ajudarem a lidar com os prejuízos de uma compra fraudulenta, a medida final indicada é acionar uma das delegacias especializadas em cybercrimes. Ao entrar em contato, você será orientado a registrar um Boletim de Ocorrência para dar início ao processo de investigação e aguardar o solucionamento do problema.

Ser vítima de uma fraude na internet nunca será uma experiência agradável, mas felizmente os consumidores estão apoiados com diversos recursos. Procure sempre exigir o cumprimento dos seus direitos e tomar o máximo de cuidado com sites suspeitos, pesquise sobre o site e cuide o preenchimento de informações.

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