23/02/2017
DICAS PARA MELHORAR A GESTÃO DO SEU E-COMMERCE
Se você vende seus produtos apenas pela internet, sabe muito bem o quão diferente seu negócio é de um ponto de comércio tradicional. Apesar dessa diferença o e-commerce tem se tornado o setor de comprar mais atrativo tanto para cliente quanto para novos empreendedores. Por esse e muitos outros motivos cada detalhe deve ser muito bem planejado para enfrentar a enorme concorrência e conquistar o público. Aqui segue algumas dicas para melhorar a gestão do seu e-commerce:

SITE

Tudo começa com um bom site, e claro que o cuidado principal que você precisa ter é utilizar uma boa plataforma e ter um site com navegação fácil. O usuário deve encontrar os produtos que está procurando facilmente, converter a compra com o mínimo de etapas possível e confiar na segurança da plataforma. Garanta o melhor sistema de atendimento ao cliente que você conseguir. 

Ps: Fizemos a pouco uma matéria com dicas sobre e-commerce, caso não se lembre espia lá: 
https://goo.gl/BE2Fu2.

OPERAÇÃO E LOGÍSTICA 

O cliente se dispõe a pagar a taxa de entrega devido à praticidade de receber a compra em casa. Porém essa disposição acaba quando acontece algum contratempo nesse processo. Portanto, invista na logística e tenha um sistema de entrega ágil, uma política de trocas clara , justa e um bom SAC.

SUGIRA OUTROS PRODUTOS

Você pode mapear as preferências e interesses dos clientes e vincular, a cada produto, itens relacionados. A boa frase “Você também pode se interessa por:”? É justamente isso.
Aproveite a visita e tente chamar a atenção do usuário para que ele visualize o maior número possível de produtos (sutilmente claro) despertando o interesse para que acabe comprando mais do que um item. Uma boa maneira de incentivar esse comportamento é oferecendo descontos na compra de mais produtos – ou facilidades como frete grátis.

CONTROLE FINANCEIRO

A gestão de e-commerce exige que o administrador esteja sempre atento ao planejamento financeiro do negócio. Dedique-se para a atualizar o fluxo de caixa, revisar o controle de custos e despesas. Como você receberá os pagamentos na conta bancária, o mais importante é fazer diariamente a conciliação bancária – verificar se o extrato bancário está de acordo com o controle interno. Para quem está começando, é vital entender os números. 

ACOMPANHE OS NÚMEROS

Acompanhe o número de vendas, de visitas, o tempo médio, as páginas mais visitadas, os termos mais procurados e taxa de rejeição. Tudo isso poderá ajudá-lo a direcionar sua gestão. O ticket médio e receita total são apenas alguns dos números que você deve levar em conta para administrar a sua loja virtual. A dica é tirar todo o proveito e usa-las a seu favor.

INVISTA EM MARKETING

Divulgar é preciso. Pensar em promoções criativas, principalmente nas datas comemorativas, aniversário do cliente e épocas sazonais. Aproveite as mídias sociais para criar conteúdo atraente e utilize o serviço de e-mail marketing para promover ações. A chave do marketing é tornar a empresa conhecida para seu público-alvo. Há inúmeras estratégias para conquistar visitantes, mas é fundamental estar próximo ao cliente e estabeleces uma relação. Para se destacar, você precisa ir além do boca a boca e da mídia espontânea. Portanto, crie uma boa estratégia de divulgação nas redes sociais e invista forte em SEO, ou Search Engine Optimization, a estratégia que visa a colocar um site nas primeiras posições nas páginas de resultados de buscadores.

ESCUTE SEU TIME 

Toda empresa é feita de pessoas. Em um pequeno e-commerce, cada funcionário é muito importante, pois, muitas vezes, uma única pessoa responde pelas vendas, ou pela entrega, ou pelo atendimento. Planejar reuniões estruturadas de feedback com o time é vital para saber como está o clima organizacional, além de estratégico para novas campanhas e metas. Assim, o gestor pode escutar, atuar como mentor e estimular o crescimento das pessoas, desenvolvendo o trabalho em equipe.

ESTEJA A FRENTE

Envolva-se e aprenda sobre as áreas que ainda não conhece. É comum que as lojas online tenham operações enxutas, então além de você estar à frente de todas as operações, será preciso se organizar. Mantenha controles de estoque, vendas, pedidos e entregas. Você precisa atuar e conhecer as diferentes áreas do e-commerce. Desde atrair o cliente até a garantia de que ele recebeu o produto, mesmo que não tenha todo o conhecimento necessário. Como o empreendedor tem sempre muitas tarefas, uma boa forma é participar de eventos relevantes no seu setor para oxigenar as ideias. Faça um calendário com 3 a 4 eventos, compile o que aprendeu nesses encontros e discuta com o seu time. Muitas vezes, olhamos tanto para dentro que esquecemos de enxergar as mudanças ocorrendo lá fora.

ESCUTE MAIS SEUS CLIENTES 

Realizar pesquisas e pegar o feedback dos clientes é fundamental para levantar quais pontos relevantes atrapalham a venda. É importante estar de coração aberto para escutar críticas e aprender com elas. Para não deixar o objetivo abstrato avalie itens como atendimento, preço, concorrência, facilidade na busca de produtos e a rapidez na entrega. Você pode fazer isso por meio de uma avaliação no próprio site ou enviando um questionário ao cliente por e-mail. Com esses dados você pode descobrir erros e acertos da sua gestão e melhorar o que não for satisfatório.

PARCERIAS SÃO UM SUCESSO

Uma parceira é uma troca, uma estratégia muito produtiva. No mundo do e-commerce, é particularmente importante que se unam esforços com o intuito de atingir um objetivo único mais rapidamente. Em tempos de crise, uma parceria pode economizar certos investimentos e alavancar a visualização e taxa de conversão para ambos os lados, além de agregar valor ao seu produto ou serviço. Por exemplo, mais segurança nas transações financeiras ou mais agilidade de entrega, um serviço complementar ou entrega de mais informações sobre o mercado em que a empresa está inserida.

Agora, aproveite essas dicas e invista em um bom site, na sua equipe, na imagem da sua empresa e principalmente em um ótimo relacionamento com o cliente. 
PUBLICIDADE
Rua Poços de Caldas, 230 - Jardim Alvorada
Maringá - Paraná
CEP: 87033-130