03/03/2017
DICAS PARA UM E-MAIL MARKETING DE SUCESSO
Cansado de testar estratégias de e-mail marketing que não te dão os resultados esperados? 
Embora o e-mail marketing seja uma ferramenta altamente recomendada para a sua estratégia de marketing digital, é importante ter em mente alguns truques para fazê-lo de forma eficaz e otimizar seus resultados.

Segmente com cuidado e precisão

O conteúdo em si deve ser direcionado para uma persona, procurando dialogar diretamente com um de seus problemas. Fornecer uma mensagem pelo e-mail marketing que vá ao encontro das expectativas do usuário aumenta as chances de que algo realmente de resultados. Para isso, filtre e separe a sua lista de e-mails de acordo com os fatores que forem importantes para o seu negócio ou produto.

Estrutura do conteúdo

Concentre-se no objetivo principal que você deseja alcançar e seja criativo para usar uma abordagem única. É importante abordar apenas a informação que você realmente deseja que seja lida. Recorra a estruturas concisas, objetivas, relevantes e com “divisões” claras, concentre-se em solucionar o que sua concorrência ainda não pôde fazer, assim seus inscritos escolhem a sua marca para satisfazer suas necessidades ou vontades. É importante que seus leitores se sintam atraídos por cada palavra ou imagem da sua campanha. 
-Tenha títulos e mensagens objetivas; 
-Utilize poucas palavras;
-Identifique-se de forma clara;
-Utilize palavras e termos que chamem a atenção;
-Seja relevante.

Freqüência

A frequência do envio é parte importante  do engajamento da sua lista, porem evite o excesso de emails, gera incomoda e faz com que muita gente cancele ou ignore os emails. Cuidado com a falta deles, não gera proximidade e causa estranheza quando uma mensagem chega.  

Seja Pessoal

Pessoas conectam pessoas. Hoje em dia, as pessoas se interessam na proximidade que a empresa tem com seus clientes, a abertura e diálogo são essenciais, fale com seu cliente de maneira mais pessoal e atrativa, assim ele se sente importante e se identifica com o conteúdo. Seja cativante.

Design 

A importância e a eficiência de um bom trabalho de design é fundamental para reter a atenção de quem está lendo, garantir que a mensagem seja aberta, gerar cliques e vendas. Hoje o design se tornou parte importante da estratégia de comunicação de um produto ou serviço. Investir em um bom design criado para causar impacto visual é fundamental para gerar retorno, menos é mais sempre, mas o menos deve ser conquistador ao olhos do cliente, não polua e nem sobrecarregue visualmente o e-mail, não esqueça que o design é a principal forma de gerar uma primeira impresão ao abrir o e-mail e reter a atenção do público-alvo.

obs: Layout responsivo, hoje 80% das pessoa abrem e-mail por smartphones.

Call to action 

Call to action é o seu link, o botão que irá direcionar o leitor para a página que você deseja, e por tanto deve estar bem posicionado e muito bem visível. Segue algumas dicas para não ter erro:
-Mantenha sua chamada na parte de cima do e-mail;
-Use cores e contrastes para chamar a atenção ao botão da chamada;
-Crie um sensação de urgência – se a duração de uma oferta for limitada, isso encoraja a pessoa a agir rapidamente;
-Deixe sua chamada em uma posição de destaque, isolando-a do resto dos elementos do e-mail.

Acompanhe as métricas

As métricas são fundamentais para diagnosticar o erro e gerar melhoria. A taxa de abertura pode indicar problemas no horário, assunto ou histórico de envios. Fique de olho:
A taxa de cliques pode indicar problemas na qualidade do conteúdo ou segmentação da mensagem;
- Taxa de crescimento da lista mostra o percentual de novos e-mails em relação ao total da lista;
- Taxa de inativação da lista demostra o percentual de e-mails que param de interagir ou inválidos;
- Taxa de abertura: considerada geralmente quando o destinatário autoriza a exibição de imagens;
- Taxa de cliques: mostra quantos e-mails foram clicados comparando com quantos foram entregues;
- CTR: resultado da divisão entre clique e abertura.
- Eficácia da campanha: indicado para vendas complexas, vem a eficácia de uma campanha no processo.

 
Não existe uma fórmula mágica para se ter sucesso com uma campanha de e-mail marketing. Muito do seu sucesso depende dos resultados e do que você aprende com as campanhas anteriores, pois cada negócio possui uma combinação de produtos, ofertas e clientes que é única. Esperamos que estas dicas tenham ajudado .

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