03/04/2017
ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Qualquer empresa que queira se estabelecer e conquistar o mercado deve saber que estratégias competitivas são fundamentais. É através delas que será possível aprender como se comportar e o que fazer diante das inevitáveis mudanças do mercado. Para isso, propomos que você leve em conta alguns pontos que ajudarão a definir a estratégia competitiva do seu negócio.

Investigação do mercado

É necessário conhecer bem o mercado onde sua empresa está inserida. Dependendo das necessidades conjunturais da marca, será preciso uma pesquisa profunda sobre o produto, o preço, as formas de distribuição, publicidade e mídia social. Por meio dessa investigação você irá entender as ações da concorrência e decifrar as suas estratégias.

Conduta do consumidor

Conhecendo seu consumidor, seus costumes e interesses você consegue compreender e prever o processo de compra. Com certeza, o nível de detalhe e clareza do estudo dependerá do tempo de vida da marca e da consistência da sua identidade. Existem muitas ferramentas para realizar esse estudo, desde análises na web até estatísticas de satisfação.

Segmentação

Observe quais são os segmentos que a sua marca representa e decida se você irá utilizar uma estratégia de foco ou de múltiplos segmentos. É necessário conhecer muito bem a base escolhida e estabelecer o maior vínculo possível com o público. Observar as necessidades de cada segmento e concentrar em satisfazer a demandas e exigências.

Diferenciação

Identifique os fatores internos e externos que podem gerar exclusividade no seu negócio. Determine os valores relevantes e as características que te distinguem dos seus concorrentes, assim você estreitará as relações com o mercado identificado durante o desenvolvimento da sua estratégia geral.

Posicionamento

O posicionamento tem a ver com os símbolos que você vai usar para se posicionar na mente do seu consumidor, que poderá incluir: componentes da marca, como nome, logotipo, cores e slogan, e componentes de sinais, que se referem ao que significa a marca e o contexto adequado para o seu significado.

Novidades

Estar sempre atualizado na sua área significa saber das inovações, novidades e tendências do segmento que terão impacto, direto ou indireto, sobre o seu negócio. Atualização fará com que você possa produzir e oferecer o que o seu público-alvo quer ou vai querer no futuro. Sempre manterá você um passo à frente da concorrência.
 

Para ser competitivo é necessário conhecer a fundo o ambiente que você fará parte. Conheça seus detalhes, suas oportunidades, seus nichos e ofereça algo diferente e consistente para criar uma imagem positiva e duradoura na mente do seu consumidor. Para que a sua marca possa sobreviver e crescer ela deve ser competitiva. Ter as capacidades necessárias para captar uma porção cada vez maior de participação no mercado.

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