04/07/2017
PRAZO, PREÇO E QUALIDADE
Quando juntamos essas três características temos um clássico dilema: É possível entregar um projeto com uma boa qualidade, em um curto prazo e um bom custo? Sempre haverá essa balança que deveremos saber pesar em cada situação, visto que geralmente só conseguimos entregar duas das três características que estão ligadas, logo é sempre necessário ponderar o que é mais importante.

Prazo

Todo projeto precisa ter um final, ser entregue ao cliente e é por isso que criamos prazos. Não existe nada mais benéfico para um prazo do que uma data específica, visto que ser vago quanto a ele (“daqui uma semana” ou “até mês que vem”) só atrasam mais e, como já sabemos, paciência é um recurso escasso nos dias de hoje.

Preço

Todo o projeto envolve custos, sejam eles de logística, materiais, de pessoas, transporte e de tempo. Nada nessa vida vem de graça, tudo tem seu custo. Sempre importante compreender a situação e avaliar seus custos.

Qualidade

Não importa o que você faça, parte do julgamento que você terá do público sempre virá da qualidade do seu serviço. Tradicionalmente, a qualidade costuma melhorar com o passar dos anos e com as experiências passadas, mas é sempre bom estar de olhos nas tendências e se atualizando do que há de novo na sua área para não correr risco de entregar um trabalho obsoleto.

Preço X Prazo X Qualidade

Normalmente só conseguimos entregar duas das três características que estão ligadas, logo é sempre necessário ponderar o que é mais importante.
Sim, muitas vezes será necessário entregar um trabalho abaixo da média por que questões de custo e prazo, assim como haverá situações em que o prazo pode ser bem apertado, mas em questão de custos valerá a pena se sacrificar para entregar um trabalho de qualidade. Outra situação rotineira é termos um prazo mais folgado, um custo um pouco complicado mas que não compromete na qualidade final.
Você irá transitar por esses três cenários durante a vida inteira, portanto aprenda a se acostumar, enxergar as situações e saber o que é importante para você, analise tudo que envolve o projeto, lembre-se sempre de saber seus gastos, suas limitações criativas e práticas, seu conhecimento, e pensar quanto o projeto vale para você.


 
PUBLICIDADE
Rua Poços de Caldas, 230 - Jardim Alvorada
Maringá - Paraná
CEP: 87033-130