19/09/2017
O QUE É SEO E COMO FUNCIONA?
SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Essa estratégia é fundamental para sua empresa ganhar destaque, visibilidade no mundo digital e, por consequência, mais leads, clientes e faturamento para o seu negócio. Porém, não é tão simples assim, para ter sucesso precisa entender como o Google funciona para elaborar uma estratégia assertiva de SEO.
As buscas nesse mecanismo são divididas em dois grupos: resultados orgânicos (gratuitos) e resultados pagos.
Os resultados pagos aparecem no topo da página, sinalizados por uma marcação verde com o texto “Ad” ou “anúncio”. Para ocupar esses espaços, as empresas pagam por clique através de uma ferramenta do próprio Google chamada Google Adwords. Abaixo desses resultados pagos encontram-se os orgânicos. Esses sites das primeiras posições de busca são definidos pelos robôs do Google de acordo com o nível de relevância e autoridade que apresentam — sempre focando na qualidade de experiência do usuário.
 
O principal objetivo do SEO, então, é aumentar o volume do tráfego orgânico e garantir mais visibilidade para as páginas na web. Para entender melhor separamos de forma rapida três pilares que sustentam uma estratégia de otimização:

Relevância

O primeiro deles é o que chamamos de relevância. A principal proposta de valor do Google para um usuário normal é entregar o melhor resultado para aqueles termos, que foram buscados. Ou seja, entregar resultados relevantes. Para ser eficiente neste ponto do SEO, o site da sua empresa precisa conter conteúdo de qualidade, que efetivamente resolva os problemas e seja uma resposta às perguntas que as pessoas fazem nos buscadores.
Nesse sentido, entender como os potenciais clientes se relacionam com sua marca e seu mercado é fundamental para pensar como um cliente. Assim, é possível descobrir quais problemas, seu conteúdo precisa resolver, e para quais palavras-chave você deve direcionar sua estratégia de SEO.

Autoridade

Outro ponto chave é a autoridade do seu site. Para o Google, autoridade significa ser citado como referência por outras pessoas e empresas. No ambiente da internet essas referências são os links que direcionam pessoas para o seu site. Ou seja, quanto mais links existirem direcionando para o site da sua empresa, melhor. Estes links podem ser espontâneos ou estimulados, e isso deve estar previsto em sua estratégia de SEO.

Tecnologia

Por fim, o terceiro pilar é a parte técnica do site, que inclui o quanto a plataforma do site é amigável ao buscador. O Google, como quer entregar resultados de relevância para o usuário, leva em consideração uma série de aspectos técnicos, como facilidade de navegação, a experiência do usuário, o site mobile, o tempo de carregamento, entre outros. Todos são pontos para tornar a experiência do usuário mais agradável.

Como você pôde perceber, SEO é um assunto extremamente importante para quem está em busca de visibilidade online. Resumindo se você tiver no site da sua empresa um bom conteúdo, que resolva problemas reais de usuários, com uma grande quantidade de links e em uma plataforma amigável, com certeza os resultados da sua estratégia de SEO serão muito mais satisfatórios.
 
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